O golpe baixo da indústria

Hoje, voltando da academia, passei no mercado para comprar umas frutas. Enquanto aguardava na fila do caixa, ouvi a propaganda da corrida Pão de Açúcar e Nescau que vai acontecer no próximo sábado aqui no Rio. Nada contra corridas organizadas pelas empresas para a promoção de sua marca, mas vamos falar a verdade?.. O que o Nescau está fazendo aí?


Acho engraçado [pra não dizer triste] o cinismo da indústria. Como tem a coragem de tratar com tanto desrespeito o consumidor? Ao financiar uma corrida, a Nestlé [produtora do Nescau] tem a intenção clara de relacionar seu produto cheio de açúcar simples [aquele que não tem quase NENHUM nutriente e é CHEIO de químicas que dão sua cor branquinha] à uma vida saudável, fazendo com que o consumidor pense [lá no fundo] que o Nescau é bom para a saúde. Isso é muito sério, gente!


Lembrei na hora de um outro descaramento do mercado há pouquíssimo tempo atrás. Vocês se lembram quem foi o patrocinador oficial das Olimpíadas aqui no Rio? Aquele que montou até um museu que foi ponto turístico durante o evento e não podíamos andar 1 quilômetro sem ver suas propagandas? Isso mesmo: a Coca-cola. Um produto lo-ta-do de açúcar, corante e com um pH que faz estragos no nosso organismo associado massivamente a um evento que promove a saúde! É absurdo ou não é? Aí você vai me dizer que agora tem a Coca-cola com estévia... ok. A gente conversa isso em outro post, mas basta você saber que NÃO adianta de nada!


Se você olhar a lista dos outros patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016 você vai encontrar mais outras 3 marcas vilãs da saúde presentes: Sadia, Skol e McDonald's. Dá pra acreditar?


Mas o que mais me revoltou na corrida Pão de açúcar + Nescau é saber que o maior público-alvo são as crianças. Vai ter até corrida para elas [o que é muito legal], mas o intuito é fazer com que os pais presentes na corrida não parem de comprar Nescau para seu filhos, pois, afinal de contas, faz muito bem para a saúde, certo? Dá energia, tem vitaminas e minerais... olha quanta coisa boa! Pena que é puro açúcar simples né? Vai fazer seu filho engordar, ter um pico glicêmico a cada gole e quem sabe desenvolver diabetes... mas quem liga? Ta cheio de nutrientes! hahaha Chega a ser cômico, não é?


Eu sempre falo com meus clientes: "Se pegarem uma tigela cheia de lama (eeeeeeeca!) e colocarem vários minerais e vitaminas ali, você ia comer?" Claro que não! Por quê? Porque continua sendo lama. E é exatamente isso que a indústria faz: mascara aquilo que vende. Se um dia você quiser comer lama, vai em frente.. coma porque acha gostoso, mas não porque acha que é saudável. Entendeu a diferença?


Só acho que o governo deveria ser mais presente nesses momentos e proibir esse tipo de propaganda enganosa. O dinheiro que a indústria movimenta com a venda de seus produtos maléficos à saúde não paga os bilhões que o governo precisa gastar em saúde todos os anos, além do dinheiro que temos que gastar com remédios e tratamentos.


Vamos pensar mais, gente! A indústria é grande, mas o poder de compra está nas nossas mãos. Diga não aos produtos industrializados, e um não maior ainda à suas estratégias insolentes.



Beijo da Nutri e

VIVA NA MEDIDA!

#achocolatado #marketing #publicidade #corrida #nescau #cocacola #saúde #nutrição

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon