Dia do lixo: pode ou não pode?

O fim de semana chegou e com ele aquela vontade a mais de sair da dieta a qualquer custo. De todas as desculpas que criamos para comer, acho que o fim de semana é a que mais usamos e que fazemos de forma muito regular. Há quem pense [e talvez você seja um deles] que é impossível passar um sábado sem comer uma coisinha gordurosa: um hamburguinho, uma pizzazinha, uma costelinha, um sorvetinho... Enfim!


Já há algum tempo, criou-se a cultura do "Dia do lixo" na vida dos praticantes de dieta. Eu não sei quem criou isso, se foi um nutricionista, outro profissional da saúde, ou até um paciente. O que eu sei é que tem muita gente que segue esse raciocínio vendo uma luz no fim do túnel para todas as restrições alimentares que está fazendo e sente que esse "Dia do lixo" é um dia de descanso da dieta.


A ideia é realmente muito boa: motivar o paciente/cliente a seguir a dieta direitinho durante a semana. Mas, sinceramente, eu não sou a favor e acho até uma grande furada!

Algumas dietas conhecidas como a Nova Dukan e a Low-carb usam muito o conceito do Dia do lixo com a explicação de que com ele há regulação da tireóide e liberação de leptina, mas não tem nada a ver! Não há estudos comprovando nada disso e na prática clínica o que se vê é muito diferente dessa teoria louca.


Por isso vou te dar 3 motivos principais pelos quais eu NÃO dou Dia do lixo para os meus clientes:


1. A Reeducação Alimentar não segue a ideia de privação. O Plano Alimentar restringe alguns alimentos que realmente são proibidos, mas deixa o cliente muito livre para realizar suas escolhas de acordo com seus gostos e preferências. Então, pensa comigo: se você não vai passar fome durante a semana e vai comer o que gosta [apenas reeducando seu paladar], por que precisa de um dia de folga?


2. Como o Dia do Lixo é o único dia que você vai poder comer o que gosta, a tendência é que coma muito além do que precisa. Quando vejo pessoas que estão no seu Dia do lixo é como se se elas estivessem no seu último dia na Terra e precisassem comer tudo o que veem pela frente desesperadamente! É um horror! O Dia do lixo vira uma desculpa maior ainda do que o fim de semana para comer, e isso é mais negativo do que positivo.


3. Não me parece certo associar a palavra "Lixo" à alimentação. Por mais que sejam alimentos super calóricos, muitos deles não são lixo. Por exemplo: se a pessoa vai usar esse dia para comer pão francês, você acha certo chamar ele de lixo? Eu não acho. Você pode até não perceber, mas está relacionando COMIDA a uma coisa nojenta como o lixo. Não consigo me acostumar com isso não...

ENTÃO, QUAL É A SAÍDA?


A dica é: escolha uma refeição no seu sábado ou seu domingo [ou sua segunda se você trabalhar aos finais de semana] para sair da dieta, e aí saia só nela! Sair da dieta em algum momento do dia não te autoriza a fazer do seu dia um inferno alimentar, pelo contrário: é aí que você deve se segurar mesmo.


Por exemplo: se você vai comer uma pizza à noite com seus amigos, faça todas as suas outras refeições dentro do Plano Alimentar, com o que seu nutricionista prescreveu. Coma frutas, coma salada, faça seu desjejum corretamente, FAÇA ATIVIDADE FÍSICA, e aí sim saia sem culpa para comer sua pizza.


E mesmo na sua refeição escolhida, haja com equilíbrio! Não precisa comer 2 fatias de pizza salgada, 2 de doce, mais o refrigerante e mais um açaí no final. Pense no que está com mais vontade de comer e abra mão do que puder abrir. É assim que se age na Reeducação.


Eu sei que pode ter sido um baque ler tudo isso, mas faça um teste. Siga essa dica e você vai ver aqueles quilinhos a mais saindo do seu corpinho lindo. A dieta vai começar a funcionar porque você não vai andar pra trás ganhando no sábado e no domingo tudo que perdeu de segunda a sexta.


É muito importante lembrar que você precisa estar seguindo um Plano Alimentar com um Nutricionista. Não faça nada por conta própria, e cuidado com os gurus! Só o Nutricionista é habilitado para te ajudar nesse aspecto e só ele é autorizado pela lei a te prescrever uma dieta.

Escolha um bom Nutricionista [há muitos!] e descubra o que a Reeducação pode fazer por você!


Beijo da Nutri e

VIVA NA MEDIDA!

#peso #balança #gordura #massa #emagrecer

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon