Receita do sal de ervas: 4 vezes menos sódio que o sal comum!

Hoje eu vou ensinar como fazer o sal de ervas. Muito fácil e prático você poderá fazer na sua cozinha sem a necessidade de muitos equipamentos e com apenas 4 ingredientes. Mas primeiro, por que esse sal é importante para a saúde?


O consumo de sódio no Brasil é algo muito preocupante. O sódio (Na) é um dos constituintes do sal de cozinha (NaCl), e sua recomendação diária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2000 mg [de sódio] ou 5 g [de sal de cozinha]. Gosto de explicar essa diferença entre o sódio e o sal, porque no rótulo dos alimentos industrializados vem descrito como sódio, mas em casa usamos o sal.


O brasileiro consome o dobro da recomendação [4000 mg de sódio ou 10 g de sal], o que é assustador. O consumo excessivo de sódio é responsável por:


1. Aumentar a pressão arterial: desequilibrando o organismo e sendo um fator determinante para ataques cardíacos e derrames cerebrais, causa mais comum de morte e incapacidade no mundo ocidental.


2. Sobrecarregar os rins: principal via pela qual o sódio é excretado. Quando consumimos sal, nosso sistema renal precisa eliminar o excesso; quando esse excesso é maior do que o normal, ocorre a lesão renal que, com o tempo, pode evoluir para Doença Renal Crônica, que com o tempo levará à necessidade de hemodiálise.


3. Aumentar a retenção de líquido: e consequentemente o peso corporal. Um dos maiores impactos no peso é o inchaço. Logo no primeiro mês de tratamento nutricional, já consigo ver meus clientes diminuindo consideravelmente a retenção de líquido e é impressionante como isso é visível para todos. O excesso de sódio faz com que ocorra um desequilíbrio homeostático que "puxa" a água do organismo, resultando na retenção de líquido.


Agora que você já viu a importância de se reduzir o sódio consumido, como podemos fazer isso?


A primeira coisa é reduzir o consumo de industrializados, pois neles há excessivas quantidades de sódio. A segunda medida é reduzir o sal adicionado às preparações: o sal que usamos para temperar o arroz, o feijão, as carnes... Há várias opções mais saudáveis como o sal light [que você encontra no mercado], o gersal [feito com sal comum e gergelim] e o sal de ervas, que eu vou ensinar agora.



RECEITA SAL DE ERVAS


Ingredientes


1 xícara de sal comum

1 xícara de orégano desidratado

1 xícara de manjericão desidratado

1 xícara de alecrim desidratado


Modo de Preparo


Bater tudo no liquidificador e colocar em um pote fechado e escuro.


Facinho, né? Você pode também escolher outras ervas, como tomilho, salsinha, manjerona... o importante é que estejam desidratadas.


Muito importante também é usar a mesma quantidade que você usava do o sal comum. Por exemplo: se você colocava 1 colher de café para temperar o arroz, continue colocando essa mesma quantidade do sal de ervas.


Além de ter 4 vezes menos sódio, o sal de ervas é importante pois as ervas são potentes antinflamatórios e antioxidantes, prevenindo doenças e mantendo o corpo mais saudável.


Não deixe de colocar nos comentários o que achou e sua experiência com a receita. Deixe também sua sugestão de tema para o blog e marque os amigos!



Beijos, da Nutri

E VIVA NA MEDIDA!

#emagrecer #saúde #dicas #sal #ervas #sódio #retenção #doençarenal

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.