Aprenda a higienizar os alimentos de forma correta, não com vinagre



Muita gente faz a higienização incorreta das frutas, verduras e legumes. Vinagre é o que a maioria usa na hora de limpar, mas essa não é a forma correta. O vinagre só possui acidez necessária para retirar a sujeira superficial dos alimentos, mas não é suficiente para matar microrganismos como Estafilococos, Coliformes e Enterococos que podem levar a doenças.

Como fazer, então?

A higienização correta dos alimentos consiste em 3 etapas:

1. Limpeza mecânica: essa é a lavagem inicial; você deve lavar o alimento em água corrente e retirar as sujidade maiores como folhas, insetos e poeira. Nas folhas [principalmente o alface] esfregue com os dedos até que pare de escorregar [o que faz escorregar são os parasitas que só saem dessa forma].

2. Limpeza química: é a etapa onde os microrganismos patogênicos são mortos. Falaremos deles mais à frente.

3. Enxague: após o alimentos entrar em contato com o produto químico, ele deve ser retirado com água corrente. É muito importante que essa água de enxague seja limpa, de preferência água potável.


PRONTO! Depois é só secar bem [com centrífuga para as folhas e com papel toalha para as frutas] e guardar em local limpo.

Sobre a etapa 2...

Há no mercado produtos próprios para a higienização desses alimentos:

Hidrosteril

Você encontra em mercados [geralmente na parte dos vegetais] e em Hortifrutis. Ele é muito fácil de usar. Você coloca 20 gotinhas em 1 Litro de água, acondiciona os alimentos nessa água, e deixa por 15 minutos. Um outro benefício dele é que pode ser levado facilmente para qualquer lugar dentro da sua bolsa [eu faço muito isso].

Clor-in

Você também encontra facilmente em mercados e hortifrutis. Ele vem em forma de pastilha efervescente; você usa 1 pastilha para cada 2 Litros de água e deixa os alimentos lá por 15 minutos. Também é muito prático para ser levado dentro da bolsa.

Existem outras opções no mercado, mas essas são as mais encontradas e até hoje só usei essas.

Há uma terceira opção que pode ser usada tranquilamente, apesar de surpreender muita gente: a água sanitária. Eu não estou falando daquelas águas de garrafa PET não, ok? Deve ser água sanitária vendida em mercado e com rótulo. Quando meus produtinhos acabam, não penso duas vezes: é água sanitária!

Água sanitária

A quantidade é de 1 colher de sopa para 1 Litro de água durante 15 minutos. Um cuidado muito importante [principalmente se você tiver criança em casa] é lavar essa colher com água e sabão logo após o uso. Coloquei a foto da marca Qboa porque até hoje foi a única que achei que explica no rótulo como fazer a higienização dos alimentos.


Vinagre nunca mais, hein! Vamos fazer direito =)



Beijos, da Nutri

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #higienização #microrganismos #limpeza #hortifrutis

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon