Qual é a melhor dieta do mundo?


Com o avanço da ciência no campo da nutrição, muitas condutas para emagrecimento e ganho de massa muscular tem surgido como a solução para os nossos problemas. Hoje mais do que em qualquer época, temos acesso fácil e rápido aos artigos científicos, o que há algum tempo atrás era impensável. Com isso, muitas dietas tem sido propagadas por profissionais, mas também pelos blogueiros, profissionais de outras áreas e leigos em geral que curtem essa área.


E aí a cabeça de vocês vira uma loucura: uma hora a dieta com restrição de gordura [chamada de Low Fat] é a certa, outra hora a com restrição de carboidratos [Low Carb]; depois é a que não só abaixa, mas quase zera os carboidratos [Cetogênica]; comer várias vezes ao longo do dia [3 em 3 horas] ou fazer restrição energética prolongada [Jejum Intermitente]; eliminar o consumo de proteína animal [Vegetarianismo], tirar Glúten e Lactose... Há TANTAS dietas que fica difícil saber qual é a melhor, certo?


Errado!


Só os gurus, blogueiros sem formação acadêmica e profissionais desqualificados vão se agarrar a apenas uma dessas opções e negar as outras. Escolher uma dieta como se fosse sua religião e generalizar sua aplicação é o maior erro que se pode ter na minha opinião.


Existe muita gente ficando doente física e emocionalmente porque acreditou piamente que uma única dieta era a solução do universo e agora não tem coragem de voltar atrás e admitir seu erro. Gente que induziu e induz através de seus canais de comunicação a realização de intervenções drásticas na alimentação de pessoas que não precisam delas e que até podem se prejudicar com tal atitude.


A verdade é que a melhor dieta de todas é aquela que é feita de forma personalizada para você!


Ouvi isso durante toda a faculdade dos maiores professores, ouvi da Jill Burns no curso que fiz em Nova Iorque e tenho ouvido na pós graduação e nos congressos maravilhosos que tenho participado. Não existe uma dieta universal! Quem prega isso é mais leigo do que você, acredite, ainda que seja um profissional.


O que fazer então? A resposta é simples:


PROCURE UM NUTRICIONISTA QUALIFICADO PARA TE AJUDAR!


APENAS o nutricionista vai conseguir adaptar o tipo de conduta à sua necessidade naquele momento específico e administrar as mudanças de forma saudável e sustentável sem comprometer a funcionalidade dos seus órgãos, e te fazendo alcançar os maiores objetivos da sua vida.


Os diferentes tipos de dietas são ferramentas que podem ser usadas tanto para o bem como para o mal. É como um martelo: eu posso usar para torturar alguém ou para construir uma casa, tudo vai depender de QUEM estiver manuseando o objeto. Vejam que o martelo continua sendo martelo; não é culpa dele se o usam errado. Assim como a culpa de algumas dessas dietas não darem certo não é da dieta em si, mas de quem a utiliza de forma equivocada e generalista.


Eu como nutricionista acredito que todas elas podem ser usadas por um período de tempo dependendo dos objetivos do cliente/paciente e da sua real necessidade. O mais importante que tem sido mostrado na literatura é que a VARIAÇÃO é a chave para o sucesso de qualquer tratamento nutricional. O corpo não gosta de ficar a vida inteira do mesmo jeito, ele gosta de mudanças. Mas o importante é que elas sejam feitas de forma responsável para não gerar mais problemas.


Espero ter te ajudado!



Beijos, da Nutri

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #dietacetogênica #lowcarb #lowfat #glutenfree #lacfree

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon