De olho no rótulo: analisando 9 barrinhas de cereal

Vamos analisar a lista de ingredientes e a informação nutricional de 9 barrinhas de cereal presentes no mercado e que ainda hoje enganam muitos por se venderem como algo saudável.







1) Barrinha de Cereal Nutry








O primeiro ingredientes da lista [e por isso o que vem em maior quantidade] não são os cereais, mas o xarope de glicose. Isso significa que na verdade você não está comendo uma barrinha de cereais, mas uma barrinha de açúcar. Acúcar que vai elevar sua insulina a níveis que podem te engordar e ocasionar doenças como o diabetes, além de comprometer a adequada permeabilidade, o perfil de microrganismos e consequentemente a saúde do seu intestino.

Você vai notar que ao longo da lista mais açúcar é usado (dentre eles o açúcar invertido), além dos aditivos químicos: antiumectantes, aromatizantes, corantes, antioxidantes e estabilizantes. Quero destacar o corante caramelo INS 150d: este é o corante caramelo IV; o mesmo corante usado na Coca-cola! Um corante extremamente maléfico à saúde e que ainda não foi proibido no nosso país.

Olhando a tabela nutricional você vai ver que a barrinha não tem absolutamente NADA de fibra alimentar, que é o que você espera encontrar nesse tipo de produto.


Depois de tudo isso, você acha que podemos chamá-la de saudável? Não mesmo.




2) Barrinha de Cereal Trio


Da mesma forma que a anterior, essa barrinha também possui mais glicose [que é açúcar] do que os próprios cereais. Contém também maltodextrina, um carboidrato de alto índice glicêmico que também promove pico de insulina, não sendo recomendado seu consumo nessas condições.

Continue lendo e verá mais açúcar e mais aditivos químicos. E se olhar a tabela nutricional não irá encontrar fibras, assim como a última barrinha.

Além disso tudo, podemos ver a presença da lecitina de soja. A lecitina é usada para emulsificar os ingredientes da fórmula. O problema é por ser de soja, uma vez que no Brasil 96,5% de toda a soja já é transgênica, podendo comprometer seriamente nossa saúde e a sustentabilidade do meio ambiente.


3) Barrinha de Cereal Nesfit

Apesar de possuir 2,9 gramas de fibras, a sua composição é muito parecida com as demais: muito açúcar, aditivos químicos e a lecitina de soja.

Também não passa no crivo saudável e, ao contrário do slogan da marca, NÃO FAZ BEM!

4) Barrinha de Cereal Taeq

Com 1,1 g de fibra alimentar, a barrinha da Taeq continua tendo todos os ingredientes inadequados das demais barrinhas: muito açúcar, muitos aditivos e a lecitina de soja.


5) Barrinha de Cereal Agtal

Apesar de ter mais fibras que as demais (3,2 g), essa barrinha que tem cara de saudável na verdade tem muito açúcar, alguns aditivos químicos, e a lecitina de soja presentes na composição.

Não se enganem: ter cara de saudável não quer dizer nada! Leiam sempre o rótulo, principalmente a lista de ingredientes.

6) Barrinha de Cereal Quaker

Mais do mesmo: uma quantidade razoável de fibras, mas os mesmo ingredientes inadequados na lista. Muito açúcar, aditivos e a lecitina de soja. Além disso, nessa barrinha encontramos um antioxidante chamado butil hidroxianizol, o BHA. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou o BHA como possivelmente carcinogênico. Isso é muito sério, gente!


7) Barrinha de Cereal Hart's

Numa pegada mais saudável, essa barrinha é realmente melhor que as demais, porém continua tendo a lecitina de soja e possui também a glicose de milho, que nada mais é do que açúcar disfarçado [pois é...]. Não é porque não está escrito açúcar que não tem. Fiquem de olho em ingredientes como xarope, maltodextrina, glicose, frutose... tudo isso é açúcar!

8) Barrinha de Cereal Bio2






Na vibe do "parece mas não é" essa barrinha famosinha até que é muito melhor que as outras [sem açúcar e com 3,5 g de fibras!], mas olha a lecitina de soja lá! Sempre presente para acabar com a nossa alegria... Obrigada, indústria dos transgênicos! #sqn

8) Barrinha de Cereal Mãe Terra

Lamento informar para os amantes da marca Mãe Terra [como eu], que essa barrinha também não passa no crivo saudável exatamente pela presença da lecitina de soja na lista. É uma pena...


Bem, como vocês puderam ver é um parto encontrar uma barrinha sem açúcar, e quando encontramos uma, a lecitina de soja [transgênica] está lá para acabar com nossa alegria.


Resumo da ópera: levem frutas na bolsa, ou mix de sementes para a hora que bater a fominha. Barrinha de cereal não!


Uma boa opção é fazer a sua própria barrinha de cereais em casa. Se quiserem a receita comentem aqui em baixo que posso dar numa próxima matéria.

Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!



#saúde

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon