Gordices do Natal: 5 dicas para passar invicto nas festas de fim de ano


"Então é Natal..." e as gordices enchem nossa mesa. Essa é a melhor época do ano para comer coisas gostosas.. e como comemos! Chutamos o balde mesmo como se o mundo fosse acabar no outro dia. Comemos até nos sentirmos incapazes de andar [quem nunca] e fazemos questão de provar todos os pratos que as tias distantes trazem para a ceia. E depois é geralmente assim: nos sentimos culpados e tristes porque ganhamos peso e mais uma vez não conseguimos nos controlar diante da comida.


Mas não precisa ser assim.. Comer desesperadamente nas festas de fim de ano só te deixam mais distante do seu objetivo de perder peso e ser mais saudável. Se controlar nesse momento é a atitude mais sensata para quem quer uma vida mais leve no novo ano.


Vamos combinar que não é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas tenho certeza que vai se sair muito bem!


1) Planeje-se:


Pegue um calendário e anote todas as festas que você vai participar no fim do ano.


Exemplo:

Depois de visualizar seus compromissos que envolvem comida, escolha 1 ou 2 que você vai comer com todo mundo e o restante você não vai comer. Vai participar das brincadeiras, das conversas, dos momentos gostosos com os amigos, mas não vai comer as gordices; você vai se comportar. Nesses dias sugiro que você almoce ou jante em casa antes de sair para a festa e leve dentro da bolsa um punhado de castanhas ou uma fruta para quando sentir fome. Aguente firme! Vai valer a pena.


2) Controle seu peso:


Quem deixa a balança de lado nessa época costuma engordar mais e de forma desenfreada. Compre uma balança dessas de farmácia e se pese sempre sob as mesmas condições. Isso é o mais importante! Não adianta se pesar num dia quando acordar e no outro depois do almoço. Escolha um horário que seja tranquilo e pese-se sempre nele, sob as mesmas condições. Vá anotando em uma tabelinha seu peso para ter um controle dos seus ganhos e perdas.


3) Não jogue tudo para o alto:


Se já sabe que nessa época vai comer mais do que o normal, deve ser o mais saudável possível durante o dia. Não deixe de fazer atividade física, coma frutas, legumes e verduras nas demais refeições, evite o consumo de doces e cereais refinados e beba bastante água! Assim, vai estar equilibrando a ingestão alimentar para não desandar na dieta.


4) Seja o saudável do grupo:


Se na ceia de Natal ou em outro encontro cada um do grupo ficar responsável por levar um prato, seja o que leva coisas saudáveis. Você pode levar um mix de folhas, salada de frutas, vinagrete, arroz integral, salada de grão de bico ou feijão fradinho, ou outro prato que seja mais light. Evite os doces, porque sempre vai ter alguém para levar. Salve o jantar deixando-o mais leve.


5) Trace pequenas metas:

O ser humano funciona muito bem quando se depara com algum desafio: parece que isso nos move. Por isso não deixe solto no ar as mudanças que sabe que deve fazer. Você pode traçar pequenas metas como perder 1 Kg, colocar uma determinada roupa, tomar mais água, comer mais frutas, fazer atividade todos os dias, etc.. Elas podem ser semanais ou com a frequência que preferir.


6) Dica extra (só para os fortes!):

Essa dica ajuda muito, mas não vou negar que é um desafio e tanto. Compre um caderno pequeno e leve para todo lugar com você. Nele você vai anotar exatamente TUDO que você comer, sejam coisas saudáveis ou não. Você vai colocar os alimentos, a quantidade e o horário de ingestão. Quando anotamos temos uma noção muito maior do que estamos colocando para dentro do nosso corpo e assim começamos a pensar melhor antes de ingerir determinados alimentos.


Espero que tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a passar um fim de ano mais leve, sem exageros.


Feliz Natal e um Ano Novo com muita paz, amor e saúde para todos nós!



Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!



#saúde #cozinha #ciência #técnicadietética

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon