Não é o ovo de páscoa que te engorda, é o chocolate do ano todo


A páscoa está chegando! Como de costume, usamos essa data para: COMER! E comer muito... E quando falamos em comida típica da páscoa os mais tradicionais podem até pensar em bacalhau, mas a maioria pensa naquela coisa maravilhosa chamada CHOCOLATE. A páscoa é a desculpa universal para comer chocolate sem culpa, porque, verdade seja dita, nós continuamos comendo nos outros dias do ano, mas com aquela culpinha lá no fundo do coração.


Será que dá pra passar invicto pela páscoa sem comer nenhum bombom? Eu acredito que sim, mas não é fácil. São comerciais, promoções e cada ovo melhor do que o outro. A grande pergunta é: realmente é necessário dizer não ao chocolate nessa época? Vejo muita gente colocando a culpa do excesso de peso na páscoa, no natal, no dia dos namorados, nas férias, no dia das mães, na festa junina... Mas a verdade é que são apenas DESCULPAS.


Vamos fazer as contas: somando as principais datas festivas do ano (carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos namorados, festa junina, festa julina, dia dos pais e natal) teremos aproximadamente 38 dias de gordice. E olha que eu fui bem exagerada... contei 1 semana para o carnaval, 1 semana para a páscoa, 1 semana para a festa junina, 1 semana para a festa julina e 1 semana para o natal. Mesmo assim, isso corresponde a apenas 10% do ano! Não dá para colocar a culpa nisso, concorda?


O que engorda a gente é não abrir mão da sobremesa, comer besteira todo fim de semana [que já começa na sexta-feira...], não ter uma rotina de exercícios físicos, a falta de legumes, verduras, frutas e grãos como a base da alimentação, o consumo excessivo de industrializados na dieta, etc... Se você se encaixa nesse quadro, não adianta se desesperar agora porque a páscoa já está aí. Mas dá para se programar para o ano que vem com essas dicas:


1. Escolha 2 dias da semana para comer alguma besteira, mas fique na linha nos outros 5 dias. Esses dois dias não são “dias do lixo”, então continue comendo frutas, legumes, alimentos integrais e fazendo escolhas alimentares saudáveis. Escolha uma ou duas refeições desses dias selecionados para comer algo não-saudável e coma sem culpa, sem preocupação.


2. Faça atividade física regularmente, no mínimo 4 vezes por semana. Não precisa ficar muito tempo, mas precisa de regularidade. É melhor se exercitar durante 30 minutos todos os dias do que ficar 3 horas na academia e só voltar na outra semana.


3. Prefira, durante o ano, comer chocolates com no mínimo 70% de cacau na composição, ou doces menos processados como uma bananada sem açúcar quando sentir vontade de cair de boca no doce.


Ah, e quem quer ficar na linha mesmo na páscoa, o que não faltam são opções de ovos mais saudáveis, sem ou com pouca adição de açúcar, usando mais cacau na composição, e com menos aditivos. Uma empresa que se destaca para mim é a BB Fit. Deem uma olhada no Insta deles clicando aqui.


Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #dicas #páscoa

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon