Lavar ou não lavar os ovos antes de guardar?



Você lava os ovos antes de guardar ou guarda eles sujinhos? Se você guarda as compras da sua casa já ficou com essa dúvida. Os ovos chegam tão sujos [principalmente se você compra orgânico] que parece falta de higiene não lava-los antes de guardar na geladeira. Parece uma dúvida boba, mas na verdade esse detalhe é muito importante para a sua saúde.


O correto é NÃO lavar os ovos antes de guardar, e sim ANTES DE USAR. Quando os ovos saem da galinha eles vêm com uma película protetora que os envolve para protege-los. Isso é importante, pois a casca possui uma estrutura porosa que permite que microrganismos do ambiente entrem em contato com os componentes internos, a clara e a gema.


Quando lavamos os ovos retiramos essa proteção e ficamos expostos a bactérias como a perigosa Salmonella que pode causar uma doença chamada salmonelose causando febre, dor de cabeça, vômitos, cólicas, náuseas e diarreia com presença de sangue ou não. Em adultos saudáveis ela não é capaz de deixar sequelas, mas as crianças, os idosos, as gestantes e os pacientes imunossuprimidos precisam tomar muito cuidado, pois pode gerar muitas complicações.


Então guarde os ovos sujos mesmo, mas fora daquela caixa de supermercado, ok? Essas caixas de ovos são muito sujas e podem contaminar outros alimentos na sua geladeira. Sempre que os ovos acabarem lave o recipiente onde os armazenou para evitar acúmulo de sujeira. Lave os ovos minutos antes de usar com água e uma esponja úmida.


Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #dicas #higiene

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon