Posso tomar suco na dieta?


A maioria das pessoas que iniciam um processo de emagrecimento, procuram parar de beber refrigerantes e, no lugar, começam a beber muitos sucos. Longe de mim vir aqui dizer que suco não é saudável, porque isso seria um terrorismo nutricional absurdo, e quem me conhece sabe que sou contra esse tipo de coisa. Mas temos que ter cuidado com os exageros também... Ficar tomando suco como se fosse água pode estar te atrapalhando ao invés de ajudar.


Vamos entender um pouco isso:


O que é o suco? É a fruta em sua forma líquida. Por esse motivo temos alguns probleminhas:


1) Quando eu bebo alguma coisa não preciso mastigar, e a mastigação é uma forma de dizer ao cérebro que você está saciado. Assim, você vai acabar consumindo uma quantidade maior de “fruta liquidificada” em relação ao que comeria em natura. E isso nos leva ao próximo problema:


2) Geralmente o suco tem o dobro ou até o triplo da porção de fruta in natura recomendada para o consumo. Por exemplo, 1 copo de suco de melancia tem aproximadamente 3 fatias da fruta, quando na verdade você deveria comer 1 fatia só. Imagina você que toma 2, 3 copos de suco, hein?


3) Quando o suco é coado, desprezamos uma das partes mais importantes da fruta que é o bagaço. É no bagaço que temos a maior quantidade de fibras que ajudam tanto na saúde intestinal e recuperação da sua permeabilidade, quanto na saciedade e na absorção adequada de glicose. Sem a fibra da fruta fazemos pico glicêmico com elevada liberação de insulina, e adivinha o que a alta de insulina no sangue faz? ARMAZENA GORDURA!


Depois disso vamos crucificar o suco e dizer que ele é um vilão? CLARO QUE NÃO! Vamos usar uma palavrinha chamada “equilíbrio", e algumas dicas para fazer um suco que possa ser consumido sem culpa:


1) Não coe seu suco! Acostume-se com os pedacinhos das frutas e lembre-se que eles representam as fibras tão importantes para sua saúde e emagrecimento.


2) Use a quantidade de fruta que comeria in natura para fazer seu suco. Exemplo: bater 1 fatia de melancia e completar o resto com água.


3) Não adoce seu suco, nem com açúcar, nem com adoçante. Você quer sentir o gosto do açúcar ou da fruta? Pense nisso... Eu sei que pode parecer loucura, mas vá reduzindo a quantidade aos poucos, e você vai chegar lá. Acredita que hoje eu já tomo suco de limão sem nadinha de açúcar/adoçante? E não é nenhum sacrifício pra mim, foi apenas uma adaptação do meu paladar. Faço essa redução de açúcar há mais ou menos 3 anos pra que hoje eu tenha esse resultado.


Ah, muito importante: nada de beber comendo, hein! Esse já é outro problema... Seu suco pode entrar no café da manhã no lugar de uma fruta, ou no lanche da tarde, ou na ceia... o mais importante é que esteja em harmonia com a sua dieta e respeite seu estado nutricional.


Importante também é lembrar que se você precisa perder uma grande quantidade de peso, talvez precise suspender um pouco os sucos da sua dieta. Mas é só por um tempo.. depois ele volta!


Espero ter te ajudado hoje!


Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #dicas #emagrecimento #suco

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon