3 motivos para não fazer dieta



Antes de mais nada queria deixar muito claro que estamos falando aqui de dietas isoladas que não tenham como objetivo a Reeducação Alimentar. Infelizmente o nome “dieta” ficou manchado pelo sentimento de privação que ela carrega, mesmo que seu sentido original não seja esse. A palavra dieta vem do grego díaita que significa “modo ou método de viver, governar”. Sendo assim, se você define uma forma de se alimentar, mesmo que não siga uma folha dada por um nutricionista, você está fazendo dieta. E digo mais: mesmo que você só coma porcarias, você também está fazendo dieta, porque você escolheu essa forma de se alimentar para a sua vida. O fato é que todo mundo faz dieta. Alguns fazem dieta para emagrecer e outros fazem dieta para engordar, mas todos fazem.


Tendo esclarecido isso quero te dar hoje 3 motivos para não fazer dietas que não visem a Reeducação Alimentar, mas pura e simplesmente a perda de peso, mesmo que isso te faça sofrer. Você que faz dieta sem acompanhamento nutricional só porque sua amiga faz, ou porque viu na televisão que tal artista fez, ou porque viu na internet, revistas, etc... você está dando um tiro no pé, e eu vou te dizer o porquê.


Todas as dietas da moda têm 3 grandes problemas:


1) Prometem perda de peso rápida


Quem não quer emagrecer em 1 semana o que engordou a vida inteira, não é mesmo? Mas não acontece assim. De vez em quando algumas pessoas me procuram para começar um tratamento porque têm um casamento ou uma festa qualquer e precisam emagrecer com urgência. Fomos acostumados a pensar que o sucesso de uma dieta está atrelada à rapidez com que perdemos peso, e isso é uma grande mentira! A perda de peso não pode ser extremamente rápida, pois essa rapidez significa perda de massa magra e não de gordura. A massa magra é importantíssima para a saúde e até para a perda de gordura corporal, que é o que de fato precisamos reduzir com a dieta. Segundo o Ministério da Saúde, uma perda de peso saudável gira em torno de 1 a 4Kg por mês, podendo variar um pouco para mais ou para menos dependendo do estado nutricional inicial do paciente, ou seja, se ele precisa perder muito ou pouco peso. Uma pessoa de 100Kg vai perder mais rápido que uma de 70Kg, e isso não quer dizer que a dieta da pessoa de 70Kg não esteja dando certo, ou que seu metabolismo seja lento... simplesmente é assim que o corpo funciona. Além disso, em quase todos os casos, quem perde peso rápido NÃO consegue ficar magro por muito tempo, e volta para o estágio inicial ou fica pior quando dá uma parada na dieta. A maioria dos meus clientes que conseguem emagrecer, permanecem magros e isso me deixa muito feliz! Sempre que os encontro pessoalmente ou os vejo nas redes sociais fico orgulhosa de ver mudanças tão duradouras. Esse é o resultado de um trabalho que é feito sob as bases da Reeducação, e isso sim dá certo. Conclusão: ou você emagrece rápido, ou você emagrece para sempre. Eu escolheria o segundo se fosse você.


2) Prometem emagrecer sem esforço


E quem não quer isso também? Seria o mundo perfeito emagrecer sem esforço, mas isso também não é possível. Se jogar no Google vai encontrar promessas como "Emagreça dormindo” ou “Perca peso sem dieta nem exercício"... Promessas infundadas e mentirosas. Pense comigo: há quanto tempo você come errado? Provavelmente desde que parou de tomar o leite da sua mãe. Você acha mesmo que mudar hábitos construídos ao longo da vida não requer esforço? Você vai precisar mudar sua rotina, seu planejamento, sua relação com a comida, suas compras... Em alguns casos vai precisar fazer um tratamento psicológico em conjunto com o acompanhamento nutricional... Vai precisar investir tempo e dinheiro... E eu te garanto que fazendo isso tudo você vai conseguir emagrecer muito e ainda conseguir manter por toda a sua vida. Não tem erro. Quem faz certo consegue, mas não é de um dia para o outro. Estudos já comprovaram que as bases da Reeducação Alimentar começam a entrar na nossa mente depois de 4 a 6 meses. Então não adianta fazer uma consulta e nunca mais voltar, porque você só vai gastar seu dinheiro. Programe-se para ser acompanhado por um Nutricionista por no mínimo 3 meses, e isso já te ajudará bastante.


3) Não cumprem o que prometem


Pense comigo: se essas dietas dessem certo mesmo, você estaria até hoje tentando emagrecer? Acredito que não... Conheço pessoas que pulam de dieta em dieta, sempre seguindo os modismos, mas nunca conseguiram de fato emagrecer e se manter magras. Vivem no efeito sanfona eternamente e já se acostumaram com essa vida de emagrece-engorda-emagrece-engorda... Isso causa tristeza, frustração, sentimentos de raiva e desilusão que as fazem ser cada vez mais compulsivas com a alimentação, e as afundam cada vez mais na obesidade e nos transtornos alimentares. Muitos começam a vomitar, a tomar laxantes, a tomar remédios... Ignoram que não adianta ser magro e doente. Não vale a pena... Se você se identificou com esse quadro, pare agora mesmo o que está fazendo e procure ajuda! Organize suas finanças e procure um profissional habilitado para te ajudar. Se sua situação financeira for muito ruim, procure grupos de apoio gratuitos em postos de saúde ou programas sociais. Sempre tem um jeito, acredite!


O mais importante de tudo é que você entenda que não existe saída rápida e fácil, e que você não precisa se privar de tantas coisas para emagrecer. Ninguém consegue seguir uma dieta super restritiva por muito tempo, então pode ter certeza que fazendo uma dieta da moda, mais cedo ou mais tarde, você vai falhar. Siga minha orientação: procure um profissional para te ajudar. Alguém que entenda seu caso e te trate com suas individualidades biológicas. Só assim você vai alcançar seu objetivo. Ah, muito importante também é não acreditar nas redes sociais, ok? Fotos de mulheres magérrimas nos fazem acreditar que nós somos fracassadas, e o que muita gente não sabe é que essas fotos são LO-TA-DAS de Photoshop e NÃO revelam a realidade. Não se iluda!



Um Beijo da Nutri,

E VIVA NA MEDIDA!

#saúde #emagrecimento #dieta #dietasdamoda

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
©  2019 por Rebecca Coutinho - Nutrição e Reeducação Alimentar.
     Tel.: +1 (561) 345-9081
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon